International Baccalaureate Programmes

Com sede na Suíça, o organismo internacional treina e certifica escolas ao redor do mundo para oferecer seus programas: 

PYP – Primary Years Programme – Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 

IB-DP – Diploma Programme – Ensino Médio 

Adotados por escolas do mundo inteiro, os programas do IB refletem a necessidade contemporânea da formação de estudantes com capacidade de raciocínio crítico, distinta do modelo conteudista de acúmulo de informações. O modo de planejar as aulas e realizar as atividades visa à promoção de um perfil específico de aluno e cidadão. A metodologia do programa garante que esse propósito não fique restrito a uma declaração de intenções. 

Os programas do IB são adotados em escolas estrangeiras ou internacionais. A Escola Beit Yaacov se diferencia destas por ser uma escola trilíngue, com um currículo brasileiro, que segue os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o calendário e a legislação do país.

O PYP é um programa de educação internacional transdisciplinar. Criado para alunos de 3 a 12 anos, dedica-se a promover o crescimento integral da criança em desenvolvimento, tocando corações e mentes. O programa se propõe a atender às necessidades sociais, físicas, emocionais e culturais do aluno, além de seu desenvolvimento acadêmico. O PYP se utiliza de pesquisas e das melhores práticas de uma série de sistemas de ensino para criar um modelo educacional relevante, envolvente, desafiador e coerente para todas as crianças.

 A meta do programa do PYP é formar pessoas com mente internacional, que compartilham o cuidado com o Planeta e ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico.

Mais informações sobre o PYP aqui!

IB – Diploma Programme

IB1

Considerado o programa mais avançado do mundo nesta etapa da educação básica, o IB-DP prepara os estudantes para se destacarem na universidade por meio de experiências e metodologias diferenciadas. O International Baccalaureate parte do pressuposto de que o mundo globalizado e interconectado do século XXI exige que seus habitantes tenham alta capacidade de pensamento crítico, aliado a uma consciência internacional.

Os alunos do Diploma Programme aprendem a atuar dentro desta mentalidade, desenvolvendo habilidades que serão fundamentais para incentivar sua atuação dentro do mundo atual: pensamento crítico, organização pessoal, habilidades de estudo, gosto pela pesquisa, conhecimento e compreensão de realidades além da sua, um sentimento de responsabilidade dentro da sociedade, entre outras.

O Diploma Programme procura ensinar o aluno a aprender e a aplicar seu conhecimento de forma crítica e responsável. Um exemplo disso está na disciplina CAS (Creativity, Action, Service), que leva o aluno a utilizar conhecimentos adquiridos nas matérias dadas em sala de aula (matemática, línguas, etc.) para criar e participar de programas de assistência social.

 

Mais informações sobre o Diploma Programme, aqui!

Tal Am

iTalam2O Tal Am é um programa canadense, que promove a imersão em hebraico e a transmissão do judaísmo, da Torá e dos chaguim. Pelo programa, são oferecidos muitos materiais e diferentes recursos, que proporcionam aulas dinâmicas – músicas, histórias, apostilas, pôsteres, jogos e muitas outras atividades. Os alunos são apresentados a diversos personagens com os quais acabam se identificando e aprendendo.

A Escola Beit Yaacov é a primeira no Brasil a adotar o programa. Na escola, a alfabetização em hebraico começa no G1, com o Tal Am. A fluência no idioma é estimulada pela imersão, em aulas que são dadas inteiramente em hebraico.

Para mais informações sobre o programa, acesse www.talam.org