A Escola Beit Yaacov segue os princípios do judaísmo e orienta seus alunos a percorrerem o caminho da Torá (Pentateuco) e Derech Eretz (cortesia, respeito), uma combinação de crença e comprometimento com a tradição e as Halachot (Leis) Judaicas, aliadas a concepções e valores do mundo desenvolvido. Promovemos o conhecimento das Mitzvot (preceitos), a reflexão e o aprendizado dos valores éticos e morais, visando sempre à formação integral do indivíduo.

Educamos nossos alunos a serem firmes e consistentes no judaísmo e em suas identidades, de modo a florescerem como integrantes ativos da comunidade e como adultos que vivam uma vida judaica plena e significativa, em paralelo ao papel de cidadãos do mundo.

A interação com o próximo deverá ocorrer de acordo com valores e comportamentos provenientes da tradição judaica, com tolerância, abertura e respeito às outras culturas. As disciplinas ministradas na escola são: Língua Hebraica (ivrit be ivrit), Tanach (Bíblia), Halachá e costumes (a Lei Judaica), Tefilot (Rezas), chaguim, História Judaica e de Israel.

Ao longo do ano, os alunos ocupam-se de projetos sociais e comunitários, em que o conceito de Tzedaká (benevolência, justiça social) está sempre implícito como um dos pilares dos valores judaicos importantes na formação de nossos jovens. Na nossa escola, a ajuda ao próximo é uma concepção de vida.

O ensino sobre Eretz Israel e o Estado de Israel, muitas vezes, é intrínseco às disciplinas e, em outras, é abordado como tema central. Os alunos estão envolvidos cognitiva e emocionalmente no ensino da história e no que acontece atualmente no Estado de Israel.

Chessed e Tzedaká

São projetos desenvolvidos ao longo do ano pela área de Hebraico e Judaísmo da escola e trabalham valores como a solidariedade e a justiça social. Por meio de uma série de campanhas, pesquisas e estudos do meio, têm como proposta estimular os alunos no sentido de conhecer, pensar e agir em prol da justiça social. Ambos os projetos envolvem toda a comunidade: alunos, professores e pais.

Chessed: Significa “bondade”. É um projeto desenvolvido na escola, em que cada série estuda uma causa social e realiza visitas a instituições, a fim de interagir e levar alguma alegria para as pessoas que são atendidas por essas entidades. O planejamento destas visitas leva em conta a maturidade dos alunos, proporcionando a participação ativa, bem como o apoio das mais profundas e complexas questões sociais.

Tzedaká: A meta da Escola Beit Yaacov é assegurar que seus ideais sejam compartilhados e exercidos pelos alunos por meio de ações éticas, responsáveis e solidárias. Campanhas para doação de roupas e alimentos para instituições ou programas sociais são apenas alguns exemplos dos projetos comunitários desenvolvidos pela escola, que envolvem visitas a instituições beneficentes, comunidades, centros de reciclagem e outros.

Concepção da área de Hebraico e Cultura Judaica

A Escola Beit Yaacov pretende formar bons cidadãos judeus, conhecedores da Torá e das mitzvot, preparados para assumir papéis na sociedade com responsabilidade e sabedoria, cientes do passado e da história, e prontos para dar continuidade à nossa religião e cultura. Por meio das diferentes metodologias desenvolvidas, busca-se nas aulas de Tefilá, Ivrit, Chaguim e Torá promover o conhecimento significativo e a reflexão, tanto em relação aos costumes, quanto durante o processo de letramento, sempre visando à formação integral de cada indivíduo.